A fisioterapia pélvica é uma especialidade que tem como objetivo evitar e/ou melhorar a perda de força na região do pavimento pélvico, que é responsável por sustentar órgãos como bexiga, útero, intestino e tudo que está situado na região abaixo do abdómen.
Nesta especialidade os fisioterapeutas reabilitam os seus pacientes através de técnicas especificas como terapia manual, eletroestimulação, treino comportamental e educacionais e, por último, exercícios de fortalecimento muscular ou relaxamento muscular como neste vídeo:
O que é a zona pélvica?
A zona pélvica é constituída por ossos (sacro e cóccix), músculos, nervos, vasos sanguíneos e órgãos internos. Nos homens, inclui a bexiga, a próstata e o reto e nas mulheres, as trompas de Falópio, a bexiga, o útero, os ovários, a vagina e o reto. A região pélvica desempenha funções vitais como suporte dos órgãos internos, controlo da continência e papel na função sexual e reprodutiva.
Quem precisa de Fisioterapia pélvica?
A fisioterapia pélvica é indicada para homens, mulheres e crianças que enfrentem condições como:
- Incontinência urinária ou fecal: Perda involuntária de fezes ou urina;
- Prolapso de órgãos pélvicos: Sensação de peso na região genital;
- Disfunções sexuais: Dor durante as relações (dispareunia), vaginismo ou dificuldade em atingir o orgasmo;
- Dor pélvica crónica: Condições como endometriose ou síndrome da bexiga dolorosa;
- Pré e pós-parto: Prevenção e recuperação de lesões musculares ou nervosas durante a gravidez ou o parto;
- Pós-cirúrgico: Reabilitação após intervenções cirúrgicas pélvicas;
- Enurese noturna em crianças: Casos de incontinência urinária noturna.
Estudos científicos realizados por Brennen, R, et al, 2020 e Currilo-Aguirre, C., et al, 2023, reforçam que a fisioterapia pélvica é uma ferramenta terapêutica eficaz e baseada em evidências para tratar disfunções pélvicas. Marque uma sessão de fisioterapia com a SOS Trata Dores para ajudá-lo com estes problemas.
Roshni Radia | Fisioterapeuta