A síndrome do túnel cárpico é uma condição que afeta milhões de pessoas no mundo inteiro, sendo uma das causas mais comuns de dor, dormência e fraqueza nas mãos e pulsos. Exercícios específicos para alongar e fortalecer os músculos e tendões ao redor do túnel cárpico têm se mostrado eficazes neste problema.
Será que o desconforto que sente é mesmo do túnel cárpico? Faça o teste desde vídeo e veja estes exercícios para melhorar os sintomas:
Seguem os sintomas desta síndrome que podem variar de frequência e intensidade:
- Dor essencialmente noturna;
- Parestesias;
- Diminuição de sensibilidade nos 4 dedos enervador pelo nervo mediano (polegar, indicador, dedo médio e metade radial do dedo anelar)
Estes sintomas surgem na sequência da compressão do nervo mediano, geralmente devido ao inchaço ou à inflamação das estruturas circundantes, como tendões ou ligamentos. Esta compressão pode ser causada por diversos fatores: movimentos repetitivos, artrite, diabetes ou até mesmo predisposição genética.
A fisioterapia tem se mostrado eficaz no tratamento do Síndrome do Túnel Cárpico, tanto no alívio dos sintomas quanto na possibilidade de evitar intervenções cirúrgicas em alguns casos.
Segundo um estudo realizado por Pourmokhtari, 2020, exercícios de deslizamento dos tendões e técnicas de mobilização tais como no vídeo anteriormente partilhado, previnem e diminuem a necessidade de cirurgia. Karjalainen, L. et al, 2024 fizeram uma revisão sistemática e concluíram que embora a cirurgia possa proporcionar uma melhoria mais rápida e significativa dos sintomas em comparação com tratamentos conservadores como a imobilização e injeções de corticosteroides, muitos pacientes ainda obtêm alívio significativo com terapias não cirúrgicas, especialmente em casos leves a moderados.
Portanto, a fisioterapia pode ser uma abordagem eficaz para o tratamento da Síndrome do Túnel Cárpico, especialmente quando iniciada precocemente e adaptada às necessidades do paciente. Se tem estes sintomas marque já a sua avaliação gratuita e comece já a melhorar os seus desconfortos.
Roshni Radia | Fisioterapeuta