O cotovelo do golfista ou epitrocleíte ou epicondilite medial é semelhante ao cotovelo do tenista (epicondilite lateral) mas ocorre na parte interna, em vez da parte externa, do cotovelo. E é a inflamação do tendão do músculo flexor radial do carpo e quadrado pronador. Esta lesão não está limitada aos golfistas. Os jogadores de ténis e outras pessoas que repetidamente usam os pulsos ou apertam os dedos também podem desenvolver cotovelo do golfista.
As principais causas incluem movimentos repetitivos, técnicas inadequadas nas atividades da vida diária e falta de aquecimentos. Há exercícios específicos que podem ajudar nesta condição:
Os sintomas da epicondilite medial são:
- Dor aguda na região interna do cotovelo que pode ir até ao 5o dedo;
- Dor ao flectir o pulso;
- Dor quando o braço está esticado e a palma da mão, virada para cima;
- Falta de força para segurar um copo de água ou abrir a torneira;
- Dor quando aperta as mãos;
- Sensação de formigamento no antebraço ou nos dedos.
Segundo uma revisão sistemática de Hoogvliet, P. et al, 2012 encontraram evidências que os exercícios de alongamento e fortalecimento são eficazes no alívio da dor a curto e médio prazo. DeLuca, M. et al, 2023, concluíram que utentes que optaram por tratamento conservador – fisioterapia na primeira fase de tratamento, demonstraram uma alta taxa de sucesso, até 95% dos pacientes responderam positivamente às terapias iniciais. Essas abordagens incluem o uso de AINEs, fisioterapia, terapias como estimulação elétrica e iontoforese.
A epicondilite medial é uma condição que pode ser debilitante, mas com um programa adequado de exercícios, é possível aliviar a dor e fortalecer os tendões e músculos envolvidos. Se tem este problema, marque uma consulta com os nossos fisioterapeutas, poderão ajudá-lo a aliviar os sintomas.
Roshni Radia | Fisioterapeuta