Hérnia discal cervical é uma condição comum que afeta a coluna vertebral e acontece normalmente a nível da C5/C6 e C6/C7. O material gelatinoso do disco intervertebral desloca-se e pressiona as raízes nervosas adjacentes. Os sintomas de hérnia discal cervical são :
- Dores de cabeça;
- Dor persistente no pescoço por vezes com irradiação para um ombro e braço;
- Parestesias no antebraço, mão ou dedos;
- O desconforto é intenso à noite e interfere com o sono;
- Vertigem, zumbido, distúrbios visuais (diplopia).
- Tensão muscular acentuada;
- Os sinais e sintomas variam de acordo com a etiologia da hérnia.
Veja este vídeo com exercícios para hérnias discais cervicais:
Shyi-Kuen Wu et al, 2022 concluíram que exercícios repetitivos de retração, extensão e flexão lateral da cervical tais como no vídeo, ajudam a diminuir o deslocamento do núcleo do disco e agravamento dos sintomas. Tomasz Kuligowsk et al, 2021, concluíram que técnicas de tração e manipulação, quando combinadas com exercícios direcionados, podem ser eficazes na redução da dor e na melhoria das funções.
Se soube que tem uma hérnia discal através de algum exame que fez não se esqueça que na maior parte dos casos o melhor é manter o tratamento conservador. A cirurgia deve ser sempre como última opção de tratamento. A indicação cirúrgica é apenas aconselhada em caso de hérnias volumosas, com compressão das estruturas nervosas.
As hérnias discais cervicais podem ser debilitantes, mas com uma abordagem correta, é possível minimizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Exercícios específicos, cuidados com a postura e hábitos ergonómicos são essenciais para prevenir e aliviar a dor. Se sentir sintomas, marque uma consulta connosco para um plano de tratamento personalizado e seguro.
Roshni Radia | Fisioterapeuta