Formas Naturais Para Reduzir a Tensão Arterial

Na Europa, estima-se que a hipertensão arterial afete cerca de 35-40% da população, e em Portugal estima-se que a prevalência de hipertensão arterial na população adulta seja de 42,6%. Dos utentes com hipertensão arterial, menos de metade estão medicados com fármacos anti-hipertensores e só 11,2% estão controlados.

Define-se hipertensão arterial quando a pressão máxima é maior ou igual a 140 mmHg (vulgo 14), ou a pressão mínima é maior ou igual a 90 mmHg (vulgo 9).

Fisioterapia em Casa

Seguem algumas formas naturais para reduzir a tensão arterial:

  1. Alimentação saudável: Reduza o consumo de sódio e tenha uma alimentação rica em frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras. Evite as gorduras saturadas;
  2. Evitar o tabaco e o álcool: fumar danifica os vasos sanguíneos e aumenta a pressão arterial. O consumo excessivo de álcool também pode aumentar a pressão arterial.
  3. Hábitos de sono e redução do stress: deve dormir 7 a 8 horas de sono e pratique técnicas de respiração tais como neste vídeo:
Fisioterapia em Casa

Quanto às 3 técnicas deste vídeo: 

No primeiro deve realizar a massagem suavemente por 5 a 10 repetições, na segunda técnica feche a boca e faça pressão com os lábios fechados e nariz tapado e na terceira técnica, a respiração deve ser realizada em 4 tempos: inspire em 4, mantenha o ar em 4, expire em 4 e mantenha o ar em 4. Gradualmente pode aumentar até 10 tempos.

Os exercícios respiratórios oferecem uma abordagem natural e eficaz para ajudar a reduzir a tensão arterial e melhorar a saúde cardiovascular. Ao acrescentar estes exercícios simples na sua rotina diária, pode desfrutar dos benefícios de uma pressão arterial normal e um bem-estar geral aprimorado. 

Bernardi, Luciano, et al., 2015, escreveram um artigo “The effects of controlled deep breathing on blood pressure and heart rate variability in hypertensive subjects: a pilot study”, no qual examinaram os efeitos da respiração profunda controlada na pressão arterial e na variabilidade da frequência cardíaca em indivíduos hipertensos. Os resultados sugeriram que a respiração profunda controlada pode reduzir significativamente a pressão arterial e melhorar a variabilidade da frequência cardíaca em pacientes com hipertensão.

Adotar estas formas naturais podem ajudar a controlar a pressão arterial e reduzir o risco de complicações relacionadas à hipertensão arterial. Lembre-se sempre de consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer mudança significativa na sua dieta ou estilo de vida.

Roshni Radia | Fisioterapeuta